smcjf.com.br

smcjf.com.br

Quais as responsabilidades de uma sociedade de médicos

Quais as responsabilidades de uma sociedade de médicos

Durante um certo tempo, a criação de uma sociedade de médicos não era uma atitude que encontrasse terreno para se desenvolver. Isso porque só eram aceitas as associações de profissionais que não tivessem profissão regulamentada.

Como esta não é uma característica dos profissionais da área de medicina, nem tampouco há a possibilidade de repassar a outro o conhecimento para desempenhar tal atividade, este tipo de aglomeração era descabida.

No entanto, com o passar do tempo e exigências da sociedade por mais profissionais e qualidade no atendimento médico, fez-se necessário a criação das sociedades de médicos.

Mas, você sabe o que é, como funciona e quais são as responsabilidades de uma sociedade de médicos? Veja neste artigo um pouco mais sobre o assunto.

O que é uma sociedade de médicos?

Uma sociedade de médicos reúne um conjunto de profissionais da área que fazem desta união uma forma de desempenhar melhor as suas atividades, buscando melhorias também para o atendimento à população.

Além disso, os profissionais que pertencem a esta sociedade desempenham as suas atividades de forma autônoma, dentro de cada atribuição que possui, mesmo que com a ajuda de auxiliares.

São médicos que possuem os mesmos objetivos e aspirações profissionais. Este tipo de sociedade se popularizou bastante com o apoio e respaldo da lei. A maioria dos médicos atua sob forma de sociedade em clínicas, hospitais e outros estabelecimentos.

Este é o único tipo de sociedade que admite que o profissional colabore apenas com o seu trabalho, ao invés de fazê-lo através de contribuição financeira, quando não há esta possibilidade.

A sociedade de médicos pode atuar ainda na defesa e ampliação de direitos dos profissionais da medicina, com destaque para o desempenho regular e correto das atividades que esta profissão exige.

Fazer o acompanhamento do surgimento de novos cursos de medicina, contribuindo ativamente para a elaboração de políticas públicas relacionadas à saúde e promovendo um melhor atendimento profissional para a população que busca estes profissionais.

Como funciona uma sociedade de médicos?

A sociedade de médicos é um tipo de sociedade simples e está amparada pelo código civil brasileiro. De acordo com esta denominação, a sociedade de médicos não deve ter objetivo empresarial.

A reunião de profissionais trabalha como uma empresa prestadora de serviços em que cada profissional, como sócio, possui as suas responsabilidades dentro da associação, de acordo com o que for estabelecido no estatuto.

A sociedade simples é voltada para profissionais liberais e prestadores de serviços que desempenham atividades de ordem intelectual que podem ser científicas, artística ou literária.

Por exemplo: escritórios de advocacia, consultórios dentários e consultórios médicos.

Importante observar que a sociedade de médicos deve ser constituída levando-se em conta única e exclusivamente a atividade intelectual médica como a realização de exames em diversas áreas e o atendimento clínico.

Caso o contrato social tenha elementos empresariais como gestão, controle, prestação de outros serviços não relacionados às áreas específicas dos sócios e outros, o tipo de sociedade simples perde as suas características.

E assim, não são mais aplicáveis os benefícios da sociedade simples, como são as sociedades dos médicos, passando a se enquadrar como sociedade empresária, com todas as suas especificações.

Responsabilidades de uma sociedade de médicos

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *