Congressos de História de Medicina superam expectativas

Promovidos pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF), de 12 a 15 de junho, na Faculdade Suprema, foram realizados o I Congresso Medicina e Saúde JF, o X Congresso Mineiro de História da Medicina, o III Congresso de JF da História da Medicina e o I Congresso de JF de História de Medicina e Saúde, reunindo estudantes, profissionais e pesquisadores de toda Zona da Mata.

A palestra de abertura ficou a cargo do Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, que abordou o tema “Humanidades, cultura e arte na formação prática da Medicina e de outros profissionais da Saúde”.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, do Presidente do CRMMG, Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira, do Presidente do Congresso, Dr. Jairo Antônio Silvério e da Dra. Rosilene Alves de Oliveira, representando o Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora. A apresentação foi feita pelo Dr. José Dondici Filho.

Em sua fala, o Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, destacou a importância da realização do evento e fez uma rápida apresentação da entidade , tratada carinhosamente como “A Casa do Médico”.

O Dr. João Batista Picinini Teixeira, parabenizou “a todos pelo sucesso do I Congresso de História da Medicina de Juiz de Fora, início de outros eventos que, por certo, a nossa Sociedade de Medicina e Cirurgia, através do Departamento de História da Medicina realizará de agora em diante nos próximos anos. Parabenizo ao Presidente do evento, Dr. Jairo Antônio Silvério, pelo entusiasmo, pela coragem e pela visão de que, sem o conhecimento do passado, não podemos criar e mudar o futuro que se inicia no hoje. A vitória e o êxito deste Congresso indicam que estamos certos. O alicerce é firme e a construção de um novo tempo realidade. Saudações acadêmicas. Admirável dia que tudo se reinicia.

Outro que fez questão de parabenizar a organização do evento foi o Dr. Edval Nacle Estefen: “parabéns pelo Congresso sobre a História da Medicina em Juiz de Fora, marco inicial de outros eventos que, por certo, a Sociedade de Medicina e Cirurgia, através de seu Departamento de História da Medicina, irá realizar nos próximos anos. Seu entusiasmo e seu desprendimento por certo foram ingredientes fundamentais para o êxito deste Congresso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo