Psicanalista Dr. Adilson Fonseca Barros recebe homenagem Médicos Mineiros em Destaque da AMMG

Hoje, dia 15 de outubro de 2020, às 20h, no Youtube (youtube.com/sigaammg), a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) promove a entrega das homenagens Personalidades Médicas e Médicos Mineiros em Destaque. O psicanalista juiz-forano Dr. Adilson Fonseca Barros, que também é Conselheiro da Comissão de Ética da nova Diretoria da Sociedade de Medicina será um dos homenageados.

Conheça os profissionais que atuam no interior do Estado que serão agraciados pela relevância do trabalho prestado em suas comunidades:

Almenara

Cristiano Heber Fiqueiredo Barroso

Fez residência em cirurgia geral no Hospital Geraldo Guimarães de 2017/2019, onde atualmente é médico preceptor e coordenador do serviço da mesma especialidade. Ainda nesse hospital integra a Comissão de Residência Médica. Atua no Programa Saúde da Família no município de Almenara.

Betim

Evelyn Dayrell Lopes

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em cirurgia geral, atuou no Pronto Socorro João XXIII e no antigo Hospital Nossa Senhora do Carmo, em Betim, onde também integrou a diretoria.
Foi diretor do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte e foi chefiou o corpo clínico do Hospital Felício Rocho.

Cataguases

Gilberto Delfim de Carvalho

Graduou-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFRJ). Especialista em ortopedia e traumatologia pelo Hospital Jesus e em cirurgia de mãos pelo Hospital Souza Aguiar. É pós-graduado em Medicina do Trabalho (perito). Trabalhou no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). Atua nos dias de hoje em hospital.

Conselheiro Lafaiete

Genival Lourenço de Almeida

Formado pela Faculdade de João Pessoas (UFPB), em 1971, especializou-se em otorrinolaringologia no Hospital São Francisco, Rio de Janeiro. Foi presidente da Associação Médica de Conselheiro Lafaiete nos períodos de 1981/1983 e 1997/1999. Atuou como diretor clínico de grandes hospitais da região.

Governador Valadares

Fausto Fernandes Coutinho

Pediatra. Formou-se na Universidade de Minas Gerais no ano de 1968, fez residência médica em pediatria no Hospital dos Servidores no Rio de Janeiro.
Foi o primeiro presidente da Regional de Pediatria do Vale do Aço, da Sociedade Mineira de Pediatria por dois mandatos. Chegou em Governador Valadares em 1971, e em 1972 fundou o Instituto de Pediatria. Adquiriu o pronto socorro infantil juntamente com o Dr. Nélio Ribeiro. Em 1976 junto com outros colegas abriu o Hospital Infantil São Cristovão que funcionou durante 30 anos. Teve a primeira clínica de vacinação suplementar de Governador Valadares, e trabalhou por três anos na Christian Children’s Foundation

Ituiutaba

Sílvio Queiroz de Mendonça

Formou-se pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro, em 1971. Pós-graduado em otorrinolaringologia. Sócio cotista do Hospital Samaritano.

João Monlevade

Marco Aurélio Couto Moreira

Graduado em 1983 pela UFMG. Médico pediatra, tendo atuado no Ipsemg por mais de 34 anos. Atua na prefeitura municipal de João Monlevade por mais de 30 anos. Realiza um trabalho intenso na saúde pública com grande comprometimento e dedicação.

Juiz de Fora

Adilson Fonseca Barros

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFRJ), onde foi professor e coordenador do curso de medicina. Psiquiatra da Fhemig (1968 a 1984). Lecionou no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES JF). É membro titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, na qual integrou várias diretorias. Fundador da Sociedade Brasileira de Psicoterapia – Regional Juiz de Fora. Chefiou a clínica médica da faculdade de medicina da UFRJ e é membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Lavras

Décio Vieira de Alvarenga

Graduado pela FC UFMG, em 1969. Especializou-se em neurologia e neurocirurgia. Membro Fundador da Sociedade Mineira de Neurologia e pioneiro em neurocirurgia de alta Complexidade, em Lavras. Diretor presidente do Hospital Vaz Monteiro e Hospital Vaz Monteiro. Sócio Jubilado da Associação Médica de Minas Gerais. Grande exemplo para os colegas acadêmicos e aos demais. Destaca-se pela competência e ética profissional.

Leopoldina

Mário Jorge Ferreira Costa

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Radicado em Leopoldina desde 1975, onde atua nas especialidades de Cirurgia Geral, Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Medicina Legal. Também possui título de especialista em ginecologia. É médico legista da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais desde abril de 1976. Atua como responsável pelos setores de Endoscopia Digestiva e de cirurgia Video-Laparoscópica na Casa de Caridade Leopoldinense.

Pará de Minas

Zilmo Cézar Antunes Dourado

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é especializado em clínica médica e anestesia. Foi secretário de Saúde de Pará de Minas (1997/1998). É diretor clínico do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Foi presidente da Associação Médica de Pará de Minas onde atualmente é diretor Social.

Pedro Leopoldo

Maria de Lourdes da Costa

Formada pela FM UFMG, em 1973. Fez residência em pediatria e cursos de especialização em saúde pública, gestão clínica e psiquismo humano. Atuou na Secretaria Municipal de Saúde da cidade, na área da saúde pública. Elaborou diversos projetos para a melhoria da atenção materna-infantil, puericultura e doenças específicas da criança.

Poços de Caldas

Glaycon Gonçalves Danza

Graduou-se, em 1973, na Faculdade de Medicina de Itajubá. Realizou residência em cirurgia geral no Hospital Francisco Mararazzo, em São Paulo, onde se aperfeiçoou em ginecologia e obstetrícia. Trabalhou na área durante anos na Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, onde também mantém consultório particular.

Teófilo Otoni

Márcia Ramalho Santos

Formada pela Universidade Federal de Montes Claros (Unimontes) e pós graduada em nefrologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Santa Casa de Belo Horizonte. Em 1988, inaugurou o serviço de hemodiálise no Hospital Santa Rosália. Fundou o Núcleo de Medicina Especializada com todas as modalidades de tratamento renal, no Hospital Philadéfia, onde é responsável técnica da hemodiálise. Diretora Científica da Sociedade Médica e Cirurgia de Teófilo Otoni. Médica assistente do SUS e voluntária do Rotary Clube. Membro da Associação Mineira de Nefrologia e Sociedade Mineira de Nefrologia. Médica representante da CNCDO Leste/Nordeste de Transplante Renal.

Três Corações

Luiz Carlos Coelho

Graduado pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF), em 1989. Especializado em terapia intensiva, medicina do trabalho, saúde pública e administração hospitalar. Mestre em educação pela Universidade Vale do Rio Verde.

Uberlândia

Luiz Oliveira de Freitas

Formou-se pela Faculdade de Ciências Médica de Minas Gerais (FCMMG), em 1965, e atua como radiologista. Foi presidente da Sociedade Médica de Uberlândia (1974/1975). Fundador do Departamento de Diagnóstico e Imagem da Sociedade Médica de Uberlândia. Fez carreira como docente na Universidade Federal da cidade.

Unaí

Helton Luiz Franco

Graduou-se, em 1978, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FC UFMG). Especializado em neurologia e neurocirurgia, sempre apresentou dedicação e comprometimento com seus pacientes. Atua em consultório particular.

Varginha

José Leir Paraízo

Formou em medicina na Faculdade de Medicina de Itajubá em 1982. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina do Trabalho. Possui título de especialista pela Febrasgo. Trabalhou na rede pública durante 35 anos até a aposentadoria. Exerce atividades no Hospital Regional do Sul de Minas e no Hospital Humanitas/Unimed. Ex-diretor clínico do Hospital Regional. Ex-secretário do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais em Varginha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo