JF receberá 30 mil doses da Coronavac para primeira etapa da vacinação, que começa nesta quarta

Juiz de Fora terá cerca de 30.200 doses da Coronavac para vacinação contra a Covid-19 nesta primeira etapa da imunização na cidade. Desta forma, pouco mais de 15 mil pessoas do grupo prioritário serão vacinadas, uma vez que, para garantir a imunização, são necessárias duas doses da vacina. Desta primeira remessa de imunizantes, pouco mais de 15 mil doses foram entregues no início da noite desta terça-feira (19) à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pela Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF). A outra metade das doses destinadas ao Município ficará armazenada na Regional para completar a imunização destas 15 mil pessoas daqui cerca de 15 dias.

Em entrevista coletiva à imprensa, o superintendente da Regional de Juiz de Fora, Gilson Lopes Soares, detalhou a distribuição da vacina entre os municípios sob jurisdição da SRS/JF, incluindo Juiz de Fora. De acordo com o superintendente, das 33.800 doses recebidas nesta terça pela Regional, metade (16.900) ficará sob guarda da SRS para que seja garantida a aplicação da segunda dose da vacina. A outra metade será destinada aos 37 municípios pertencentes à Regional. Desta parte, 15.155 já chegaram em Juiz de Fora, e 1.745 foram distribuídas entre as demais 36 cidades para aplicação da primeira dose na primeira etapa.

“Juiz de Fora recebeu o maior número de doses porque, além de ter maior contingente populacional de trabalhadores de saúde, também é a referência da macrorregião e compõe a maior parte dos hospitais de atendimento à SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e à Covid-19. Como a finalidade (da imunização) é proteger, primeiramente, os profissionais de saúde na linha de frente, a cidade foi contemplada com o maior número de doses”, justifica Louise Cândido, referência técnica em imunização da SRS.

A previsão, de acordo com a SRS, é de que todos os 37 municípios pertencentes à Regional iniciem a vacinação nesta quarta-feira (20). Ainda nesta terça, além de Juiz de Fora, outras 18 cidades receberam as doses. “Foram feitas quatro rotas de entregas ainda nesta terça, com a escolta da Polícia Militar. O processo de entrega está sendo bem ágil e com total cobertura da PM”, destacou o superintendente.

Armazenamento

As doses destinadas à segunda aplicação ficarão armazenadas na SRS em câmaras de refrigeração. Conforme Louise, a Regional tem, hoje, 25 câmaras de armazenamento que, além da Coronavac, também armazenam demais imunizantes. A capacidade de armazenamento do local pode chegar a 500 mil doses de vacina.

Para guardar as doses que foram distribuídas aos municípios da Regional, ela explicou que algumas cidades precisaram adaptar e ampliar sua rede de refrigeração. No total, 16 municípios precisaram trocar as câmaras de refrigeração, e todas as 37 cidades receberam recursos do Governo estadual para manutenção do sistema de refrigeração e troca ou aquisição de geradores, a fim de garantir que, em caso de falta de energia elétrica, as doses não sejam perdidas. A Coronavac pode ser armazenada em temperatura entre 2 a 8 graus Celsius.

Imunização a partir desta quarta

A vacinação irá começar na quarta-feira (20) em Juiz de Fora. As primeiras doses do imunizante chegaram pela manhã na cidade. Um avião vindo de Belo Horizonte trouxe parte das doses até o Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis, o Serrinha. A outra remessa chegou às 14h45 e também foi entregue à SRS/JF.

A Prefeitura fará um ato simbólico para marcar o início da vacinação em Juiz de Fora, nesta quarta-feira, às 8h, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), unidade Santa Catarina. A primeira pessoa a receber a dose na cidade será uma técnica de enfermagem que atua na linha de frente de combate à Covid-19 no hospital. O nome e idade da profissional não foram revelados.

Primeira etapa da vacinação em JF deve ser concluída em um mês

Com o início da vacinação previsto para esta quarta-feira, a expectativa da PJF é de que a primeira etapa da imunização seja concluída em um mês. De acordo com a secretária de Saúde, Ana Pimentel, que também participou da entrevista coletiva, a aplicação da primeira dose nos grupos prioritários deve ser concluída em 15 dias, e da segunda, em mais 15, independente de o montante total de vacinas a serem aplicadas ter dobrado em relação ao previsto pela PJF inicialmente.

Na segunda, quando detalhou o Plano de Operacionalização da Imunização em Juiz de Fora, a Administração municipal havia estimado receber no total 15 mil doses e vacinar, neste primeiro momento, 7.500 pessoas. “A gente tinha a expectativa de receber um número maior de vacinas, mas não sabíamos que seria essa quantidade. É um bom número de trabalho, ainda que seja insuficiente para o total de pessoas do grupo prioritário, mas é uma boa notícia”. Segundo Ana, aproximadamente três mil pessoas do grupo prioritário ainda ficarão sem receber as doses nesta primeira etapa.

Grupo prioritário

O plano municipal segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, do Governo federal. Na primeira fase, o grupo prioritário é composto por profissionais de saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência com mais de 18 anos que moram em residências inclusivas.

Entre os trabalhadores de saúde, neste primeiro momento, receberão a imunização, de forma escalonada, aqueles que atuarão nas equipes de vacinação; trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos; trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e demais trabalhadores de saúde.

Fonte: Jornal Tribuna de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo