Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora promove série sobre Covid-19

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) realizou uma série com quatro webinars sobre a pandemia do novo coronavírus, com o título “Covid-19: o que o médico não pode deixar de saber”, gratuita e aberta a todos os médicos. A série foi uma iniciativa da Diretoria Integração da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, presidida pelo cardiologista Dr. Luiz Antônio Avelar, e da Comissão de Saúde Pública da entidade, presidida pelo Dr. Guilherme Côrtes Fernandes, que muito se emprenharam para produzir um conteúdo de alta qualidade para os médicos.

No dia 10 de junho, foi abordado o tema “Epidemiologia e monitoramento da Covid-19”, com moderação do Prof. Dr. Sérgio Botti. O Prof. Dr. Mário Círio Nogueira falou sobre “Bases para o entendimento da epidemiologia de doenças transmissíveis na prática médica”, seguido pelo Prof. Dr. Fernando Colugnatti, falando sobre “Critérios de monitoramento para medidas de controle”.

O segundo webinar foi sobre “Vigilância da Covid-19 e novas variantes”, no dia 17 de junho, com moderação do Prof. Dr. Guilherme Côrtes. Neste dia, a Profª. Drª. Sônia Maria Rodrigues de Almeida abordou “Vigilância epidemiológica no enfrentamento da Covid-19” e o Prof. Dr. Aripuanã Watanabe as “Novas variantes e vigilância genômica”.

O terceiro encontro da iniciativa foi sobre “Evidências clínicas na abordagem da Covid-19” realizado no dia 24 de junho, com moderação do Prof. Dr. Sérgio Botti. O Prof. Dr. Pedro Augusto de Carvalho Mira abordou as “Evidências científicas atuais na Covid-19” e o Prof. Dr. Ricardo Rocha Bastos, as “Evidências clínicas na tomada de decisão na Covid-19: como um médico muda sua prática a partir das evidências?”

O quatro e último webinar do projeto tratou da “Vacinação contra Covid-19” no dia 1º de julho, com moderação do Prof. Dr. Guilherme Côrtes. Foram abordados os temas “Vacinas disponíveis no Brasil e no mundo: diferenças e semelhanças” e “Marcadores de imunidade”, com participação do Prof. Dr. José Geraldo Leite Ribeiro.

No último webinar, o Dr. José Geraldo Leite Ribeiro destacou que as pesquisas realizadas até o momento demonstram a eficácia de todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil no momento e a importância de seguir o calendário de vacinação completo tomando as duas doses, caso haja indicação do fabricante.

Sobre a recente polêmica a respeito de exames que mostrariam que a vacina não teria dado resultado, o Dr. José Geraldo destacou que esses exames não são eficazes para demonstrar a eficácia da vacinação, já que a resposta imunológica não depende apenas de anticorpos neutralizantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo