SMCJF promove Dia do Médico e homenageia aqueles que se destacaram

Ao completar 132 anos de fundação, mais uma vez a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF) – Associação Médica de Juiz de Fora – irá celebrar a Dia do Médico, que tem como data o dia 18 de outubro. Este ano será realizada a cerimônia no dia 14 de outubro, às 20h, por meio da plataforma da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), quando será outorgado o Mérito Médico Dr. João Penido 2020/2021, a maior honraria concedida pela entidade, e comemorado o Jubileu de Ouro das turmas de Medicina de 1970 e 1971.

No ano passado, devido à pandemia, a solenidade foi suspensa. Esse ano, o evento volta de forma virtual para garantir a segurança dos homenageados e convidados e não deixarmos de homenagear colegas. Todo ano, no Dia do Médico, a SMCJF homenageia cinco personalidades da área que se destacaram em suas carreiras. Como a solenidade não foi realizada em 2020, esse ano, excepcionalmente, serão homenageados dez médicos da cidade: Aloísio Ladeira (patologista), Carmem Terezinha Alves Loures (cardiologista), Expedito Martins Pinheiro Silva (pediatra), Gilson Salomão Júnior (gastroenterologista), João Batista Lopes Loures (cardiologista), José Flávio de Moura Magalhães (otorrinolaringologista), Milton Prudente (cancerologista), Osvaldo Reis de Andrade Santos (cirurgião geral), Rosely Noronha Santos Bianco (ginecologista/obstetra) e Tomaz Jacinto de Fraga Filho (urologista). A oradora do Mérito Médico Dr. João Penido 2020/2021 será a Dra. Rosely Bianco. Eles receberão uma placa e um mimo da nossa SMCJF.

Na solenidade virtual, será comemorado também o Jubileu de Ouro da turma de Medicina formada em julho de 1970, dezembro de 1970 e dezembro de 1971. O orador da turma de julho será o Dr. Jeremias Ferraz Lima e quem representará a turma de dezembro será a Dra. Dilcéa Cezar da Silva. Já a turma de 1971 será representada pelo Dr. Salvador Vieira de Souza.

História da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora foi fundada em 20 de outubro de 1889, sendo uma das primeiras entidades médicas do tipo no País. A solenidade de instalação foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Juiz de Fora, onde também foi empossada a primeira diretoria.

Demonstrando pioneirismo, no dia 5 de setembro de 1889, já estava aprovado o primeiro Estatuto da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, assim como a eleição da primeira diretoria, composta pelo Dr. João Nogueira Penido (presidente), Dr. Romualdo César Monteiro de Miranda Ribeiro (vice-presidente), Dr. Eduardo de Menezes (1º secretário), Dr. José Cesário Monteiro (2º secretário) e o farmacêutico Joaquim Almeida Queiroz (tesoureiro).

As reuniões nos primeiros meses de existência da entidade também foram realizadas na Câmara. Até a década de 1940, as reuniões ocorreram em diversos prédios públicos quando, por doação de terreno e financiamento da obra pelo Dr. João Penido Filho (filho do primeiro presidente da Instituição), passou a ter sede própria, na Rua Braz Bernardino 59, Centro, onde funciona até os dias atuais.

Hoje, o prédio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora abriga também a Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, o Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e uma agência da Unicred.

Atualmente, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora é gerida pela Diretoria Integração, presidida pelo cardiologista Dr. Luiz Antônio Avelar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo