Campanha Saúde Solidária arrecada mais de duas toneladas de alimentos

A campanha Saúde Solidária, promovida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF), em parceria com a Associação dos Amigos (ABAN), no último domingo, dia 2 de maio, arrecadou 2.149 quilos de alimentos não perecíveis, 52 quilos de ração animal e 1.237 itens de higiene e limpeza. Aqueles que não puderam comparecer, ainda podem fazer sua doação na sede da SMCJF, de segunda a sexta, das 14h às 18h, ou no http://www.aban.org.br/digna

A ação foi realizada das 9h às 16h, no estilo drive thru no estacionamento da Sociedade de Medicina, na Rua Braz Bernardino 59, e contou com o apoio do CRMMG, Crefito4, Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora, Unicred JF e Unimed JF.

Quem abriu a campanha fazendo sua doação antecipada foi a Coordenadora da Comissão de Ética da SMCJF. Dra. Elimar Jacob Salzer Rodrigues. Durante o domingo, estiveram na SMCJF prestigiando a iniciativa e fazendo sua doação o Presidente do Sindicato dos Médicos de Juiz e Fora, Dr. Gilson Salomão; o Presidente da Unicred JF, Dr. Mauro Toledo Sirimarco; o Presidente da Unimed JF, Dr. Darlam Kneipp; a Vice-Presidente da SMCJF, Dra. Rosângela Maria de Almeida; o Coordenador do Centro de Estudos da SMCJF. Dr. José Dondici Filho; o Diretor do Lions Club Juiz de Fora Manchester, Luiz Miguel, entre centenas de outros médicos e profissionais da saúde da cidade. As doações chegaram também via depósito, como o Dr. Adelanir Barroso, que, atualmente, mora em Belo Horizonte, mas fez questão de participar.

Todos as pessoas que passaram pelo drive thru receberam uma amostra do sabão artesanal fabricado pela Aban com óleo de cozinha usado. A iniciativa faz parte do projeto Óleovita, que visa minimizar a contaminação do lençol freático, solo e rios de nossa região com o descarte irregular de óleo vegetal usado. Esse óleo é utilizado para fazer sabão ecológico e biodiesel e o recurso é revertido para projetos sociais e ambientais. A Aban possui 70 Ecopontos de recolhimento de óleo de cozinha espalhados pela cidade, como na entrada das principais redes de supermercados.

Em cerca de 15 dias, a Sociedade de Medicina passará a fazer parte desta rede, sediando um Ecoponto da Aban. O óleo de cozinha usado deve ser acondicionado em garrafas pet, que são depositadas nos Ecopontos e recolhidas periodicamente pela Aban. O sabão produzido é de excelente qualidade, não possui cheiro e pode ser usado na pia da cozinha para lavagem dos utensílios e na lavagem de roupas.

Parceira da SMCJF na campanha saúde Solidária, a ABAN é uma organização não governamental fundada em 1997 em Juiz de Fora com o objetivo de enfrentar a pobreza. O foco da Instituição é mobilizar pessoas para construir um mundo melhor a partir de três grandes temas: enfrentamento da desigualdade da pobreza; nova relação com o meio ambiente e cultivo de uma cultura de paz e espiritualidade. A partir destas linhas, a Associação estimula projetos em comunidades de especial interesse social nas cidades de Juiz de Fora, principalmente nos bairros Dom Bosco e Jardim Casablanca, e Paraíba do Sul. Atualmente, com a pandemia, a Aban assiste cerca de 200 famílias.

Todos os produtos recebidos nas campanhas realizadas pela Aban são separados por tipo e data de validade e podem ser “comprados” pela população dos bairros assistidos com a moeda social chamada Digna. Para adquirir a moeda, as pessoas devem participar de projetos sociais da Aban, como cursos, oficinas, treinamentos, etc. Já as doações em dinheiro são revertidas para o desenvolvimento de projetos sociais e na compra de gêneros alimentícios e de limpeza.

O Presidente do Sindicato dos Médicos de JF, Dr. Gilson Salomão, e o Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar
O Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, e o Presidente da Unimed JF, Dr. Darlam Kneipp
A Vice-presidente da SMCJF, Dra. Rosângela Maria de Almeida, o Presidente, Dr. Luiz Antônio Avelar, e a Coordenadora da Aban, Luciana Lopes.
Dr. Ivan Vaz de Melo, a Vice-presidente da SMCJF, Dra. Rosângela Maria de Almeida, o Presidente, Dr. Luiz Antônio Avelar, e o Presidente da Aban, Renato Lopes.
O Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, e o Diretor do Lions Club Juiz de Fora Manchester, Luiz Miguel.
O Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, com o advogado José Victor Silveira Avelar.
O Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, com a Dra. Suzana Avelar.
O Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, e Leandro Lima, da equipe da Aban.
O Presidente da SMCJF, Dr. Luiz Antônio Avelar, a Vice-presidente, Dra. Rosângela Maria de Almeida e Nely Falabella, da Aban.
Equipes da Aban e da SMCJF que trabalharam na campanha até o final da tarde.
Na campanha Saúde Solidária, foram arrecadados 2.149 quilos de alimentos não perecíveis.
Os animais de estimação não foram esquecidos na campanha, sendo arrecadados 52 kg de ração para cães e gatos.
Foram doados também 1.237 itens de higiene e limpeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo